Navio Plastic Odyssey atraca no Recife e promove campanha contra poluição nos oc

O navio Plastic Odyssey atracou no Recife em mais uma etapa da expedição mundial contra a poluição plástica, que iniciou há seis meses. Na manhã desta terça-feira (02/05), no Moendo na Laje, os exploradores conversaram com a Imprensa, apresentaram o projeto e as ações que serão realizadas na capital pernambucana nos próximos dias. 

Participaram da coletiva de Imprensa o CEO da Plastic Odyssey, Simon Bernard; o Capitão de Mar e Guerra e Comandante da Capitania dos Portos de Pernambuco, Frederico; a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula; e a gerente de Ativações do Recentro, Larissa Maynara. 


Imagens: Renato Moreira/PCR

A chegada do Plastic Odyssey conta com o apoio e suporte da Federação Pernambucana de Vela (FPVela). O projeto atraca em Pernambuco após a boa repercussão na Europa da Etapa Recife da Regata de Volta ao Mundo Globe 40, que passou pela capital pernambucana entre janeiro e fevereiro deste ano.  

"Estamos muito felizes de estar no Recife. Agradeço à Prefeitura do Recife, à Capitania dos Portos, ao Porto do Recife e a todos os nossos parceiros que apoiam este trabalho. O que fazemos é transformar resíduos plásticos em objetivos. Como, por exemplo, tijolo. Cerca de 20 toneladas de plástico são jogados nos oceanos a cada minuto. Por isso, a nossa ideia é evitar que o plástico chegue aos oceanos. Assim, trabalhamos em duas frentes: na reciclagem e na redução do consumo de plástico", disse Simon Bernard.

"Tentamos sensibilizar a população para que todos possam agir diferente. Trabalhamos com crianças e escolas a bordo no navio para que possam aprender sobre reciclagem. Todas as soluções estão no nosso navio para que todos possam conhecer. Nós não limpamos os oceanos, mas,sim, ajudamos a trazer soluções para o problema da poluição", completou o CEO da Plastic Odyssey.

O Plastic Odyssey partiu em outubro do ano passado para uma expedição de três anos ao redor do mundo a partir do Porto de Marselha, na França. A travessia já passou pelo Mediterrâneo (Líbano, Egito, Tunísia, Marrocos) e a África Ocidental (Senegal, Guiné, Cabo Verde). A escala no Recife vai se estender por três semanas. 

O projeto conta com várias atividades, como o desenvolvimento de um projeto local de valorização de resíduos plásticos, treinamento técnico para empreendedores de reciclagem, visitas escolares ao navio e desenvolvimento de novas máquinas de baixa tecnologia a bordo.

MISSÕES

O objetivo da expedição é encontrar e trocar experiências com empreendedores locais de reciclagem para desenvolver soluções sustentáveis contra a poluição e oferecer treinamento técnico para empreendedores de reciclagem. Durante toda a estadia, as equipes de exploradores da Plastic Odyssey conhecerão iniciativas de campo para valorizar e transformar resíduos plásticos em recursos. A equipe está realizando um programa global de pesquisa para entender como nos libertar da nossa dependência do plástico. 

Após essa escala no Brasil, a equipe da expedição Plastic Odyssey seguirá para a Guiana Francesa e depois para o Caribe e continuará até o final de 2023 para descobrir iniciativas na América Central e Latina. O navio será um embaixador da luta contra a poluição plástica nesses continentes. 

CRONOGRAMA

De 4 a 12 de maio

A conscientização sobre a poluição plástica é fundamental para construir um mundo mais sustentável. Jovens de todas as idades são convidados a visitar o navio e conhecer a tripulação. 

De 5 a 15 de maio

Será apresentada uma exposição sobre alternativas ao plástico. O navio transporta a exposição “Baús do Tesouro” de uma escala para outra: uma biblioteca de soluções e objetos de todo o mundo para substituir o plástico. A exposição nômade é enriquecida com novos objetos a cada parada e possibilita promover as soluções descobertas pela expedição à medida que ela se encontra. Será complementado pelas iniciativas brasileiras de redução descobertas durante nossa escala em Recife. A exposição é gratuita e aberta a todos na Casa Zero.

De 9 a 12 de maio

A equipe da expedição oferecerá um programa de treinamento em técnicas de reciclagem para equipes locais, contribuindo assim para o desenvolvimento de habilidades e a promoção de uma gestão sustentável de resíduos plásticos.

APOIO E PARCEIROS

Prefeitura do Recife, Porto do Recife S. A, Capitania dos Portos, Federação Pernambucana de Vela, Moendo na Laje, Casa Zero e Lachmann.