Navio Plastic Odyssey, que luta contra poluição plástica, está no Recife

No mar há seis meses em uma expedição mundial contra a poluição plástica, o navio Plastic Odyssey chega à América Latina. A única escala em território brasileiro será no Recife e várias ações serão realizadas durante a estadia na capital pernambucana. O navio já está ancorado no Porto da capital e a equipe de exploradores vai conversar com a imprensa na próxima terça-feira (02/05), às 9h, no restaurante Moendo na Laje, que fica na Avenida Alfredo Lisboa, 810, bairro do Recife. Após o bate papo, os veículos de comunicação poderão fazer imagens na embarcação. 

A Federação Pernambucana de Vela (FPVela) está dando todo apoio e suporte ao evento, que na verdade é reflexo e desdobramento da boa repercussão na Europa da Etapa Recife da Regata de Volta ao Mundo Globe 40, que passou pela capital pernambucana entre janeiro e fevereiro deste ano.  

O Plastic Odyssey partiu em outubro do ano passado para uma expedição de três anos ao redor do mundo a partir do Porto de Marselha, na França. A travessia já passou pelo Mediterrâneo (Líbano, Egito, Tunísia, Marrocos) e a África Ocidental (Senegal, Guiné, Cabo Verde). Agora chegou a vez da aventura aportar no Brasil. A escala no Recife vai se estender por três semanas. 

Além da conversa com os jornalistas, na agenda estão previstas várias atividades, como  desenvolvimento de um projeto local de valorização de resíduos plásticos, treinamento técnico para empreendedores de reciclagem, visitas escolares ao navio e desenvolvimento de novas máquinas de baixa tecnologia a bordo.


MISSÕES

O objetivo da expedição é encontrar e trocar experiências com empreendedores locais de reciclagem para desenvolver soluções sustentáveis contra a poluição e oferecer treinamento técnico para empreendedores de reciclagem. Durante toda a estadia, as equipes de exploradores da Plastic Odyssey conhecerão iniciativas de campo para valorizar e transformar resíduos plásticos em recursos. A equipe está realizando um programa global de pesquisa para entender como nos libertar da nossa dependência do plástico. 

Após essa escala no Brasil, a equipe da expedição Plastic Odyssey seguirá para a Guiana Francesa e depois para o Caribe e continuará até o final de 2023 para descobrir iniciativas na América Central e Latina. O navio será um embaixador da luta contra a poluição plástica nesses continentes. 

CRONOGRAMA

De 4 a 12 de maio

A conscientização sobre a poluição plástica é fundamental para construir um mundo mais sustentável. Jovens de todas as idades são convidados a visitar o navio e conhecer a tripulação. 

De 5 a 15 de maio

Será apresentada uma exposição sobre alternativas ao plástico. O navio transporta a exposição “Baús do Tesouro” de uma escala para outra: uma biblioteca de soluções e objetos de todo o mundo para substituir o plástico. A exposição nômade é enriquecida com novos objetos a cada parada e possibilita promover as soluções descobertas pela expedição à medida que ela se encontra. Será complementado pelas iniciativas brasileiras de redução descobertas durante nossa escala em Recife. A exposição é gratuita e aberta a todos na Casa Zero.

De 9 a 12 de maio

A equipe da expedição oferecerá um programa de treinamento em técnicas de reciclagem para equipes locais, contribuindo assim para o desenvolvimento de habilidades e a promoção de uma gestão sustentável de resíduos plásticos.

APOIO E PARCEIROS

Prefeitura do Recife, Porto do Recife S. A, Capitania dos Portos, Casa Zero, Lachmann e L’Occitane en Provence. 

SERVIÇO

Coletiva de Imprensa navio Plastic Odyssey

Quando: terça-feira (02/05)

Horário: 9h

Onde: Restaurante Moendo na Laje, no Bairro do Recife