Veja o novo percurso da Globe 40 após a partida do Recife


Depois de uma semana no Recife, os barcos da regata de volta ao mundo Globe 40 já estão na disputa da sétima etapa, cujo destino será a Ilha de Granada, no Caribe. A nova missão compreende 2.000 milhas, com os competidores sendo empurrados pelos ventos alísios de leste em direção às Índias Ocidentais. Os veleiros deixaram a capital pernambucana na tarde do último domingo (05/02), diante de um público atento na praça do Marco Zero. 

A corrida passará sucessivamente por Fortaleza, Natal, Belém e foz do Amazonas, além da Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela e Trinidad e Tobago. Haverá uma preocupação com a aproximação à costa, tanto pelos numerosos detritos carregados ao longo do Amazonas, como pelos riscos de insegurança.

 A Globe 40, que reúne barcos da Classe 40, é uma travessia com 30 mil milhas náuticas, com duração de  nove meses e 140 dias. A partida foi realizada no dia 26 de junho de 2022, de Tânger, no Marrocos. No percurso já aconteceram paradas em Cabo Verde (África), Ilhas Maurício (Oceano Índico), Auckland (Nova Zelândia), Papeete (Polinésia Francesa), Ushuaia (Patagônia) e Recife (Brasil). O ponto final será em Lorient (FRA), em março. 


APOIO E PATROCÍNOS

A Globe 40 é uma realização da empresa francesa Sirius Events, com suporte na organização da etapa de Recife da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), apoio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Recife Marina e Hotel Novotel Recife Marco Zero (inauguração este ano), TV Tribuna, All e Ibis Recife Boa Viagem  (parceiros oficiais de hotelaria) com patrocínio da Prefeitura do Recife e Qair Brasil.

Fotos: Diego Lins/After Click/FPVela