Barcos da Globe 40 partem do Recife com destino ao Caribe


Missão cumprida! É com esse sentimento que os barcos da regata de volta ao mundo Globe 40 partiram do Recife neste domingo (05/02). Diante de um público atento no Marco Zero do Recife, por volta das 15h, os quatro veleiros estrangeiros seguiram para o novo destino: Granada, no Caribe. De lá, estarão bem próximos da chegada final, prevista para março, em Lorient (FRA). 

Completaram o percurso de Ushuaia, na Patagônia Argentina, até o Recife (única parada no Brasil) as embarcações: Amhas, Gryphon Solo 2, Sec Hayai e Wisckey Jack. O Milai teve um problema após sair de Ushuaia e não completou o trajeto. No Recife, todos ficaram atracados na novíssima Recife Marina, no bairro de São José, no centro da  cidade. 

A classificação após as seis etapas da Globe 40 aponta o Sec Hayai na liderança, com 27 pontos perdidos. Na sequência: Amhas (30 pontos), Milai (36), Gryphon Solo 2 (48) e Wisckey Jack (63 pontos). 


MUITAS ATIVIDADES

Foi uma semana intensa. Os velejadores participaram de um jantar de boas vindas com organizadores, patrocinadores, autoridades e políticos, disputaram uma regata com convidados no Marco Zero e da festa de

 premiação (com direito a apresentação de Maracatu), realizada no Cabanga Iate Clube de Pernambuco. O público também pode fazer uma visitação,  de forma gratuita, aos veleiros na sexta e no sábado (03 e 04 de fevereiro). E quem compareceu gostou do que viu! Jovens, crianças e adultos puderam conferir com  muita propriedade os detalhes dos veleiros, que estão pertinho de completar a rota de navegação ao redor do planeta.

A Globe 40, que reúne barcos da Classe 40, é uma travessia com 30 mil milhas náuticas, com duração de nove meses e 140 dias. A partida foi realizada no dia 26 de junho de 2022, de Tânger, no Marrocos. Vale destacar que, no percurso, já aconteceram paradas em Cabo Verde (África), Ilhas Maurício (Oceano Índico), Auckland (Nova Zelândia), Papeete (Polinésia Francesa), Ushuaia (Patagônia) e Recife (Brasil).

APOIO E PATROCÍNIO

A Globe 40 é uma realização da empresa francesa Sirius Events, com suporte na organização da etapa de  Recife da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), apoio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Recife Marina e Hotel Novotel Recife Marco Zero (inauguração este ano), TV Tribuna, All e Ibis Recife Boa Viagem (parceiros oficiais de hotelaria) com patrocínio da Prefeitura do Recife e Qair Brasil.