Pernambuco fecha preparação em São Paulo para 29ª Copa da Juventude pela Classe

Às vésperas da 29ª Copa da Juventude, que acontece no Yacht Club Santo Amaro (YCSA), em São Paulo/SP, a flotilha pernambucana conta as horas para entrar em ação em uma das maiores competições da Vela Jovem nacional. Os seis atletas, sob preparação do técnico Carlito Moura, correm a Classe Ilca 6, com estreia nesta terça-feira (31/01). O certame é realizado até o próximo sábado (04/02). 

Até então, os velejadores Lucas Sant’ana, Valentina Roma, Miguel Andrade, Lucas Albuquerque, Júlio César Avellar e Francisco Andrade, todos do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, realizaram quatro treinos na raia onde vai ocorrer a Copa da Juventude. 

Nesta segunda-feira (30/01), inclusive, os pernambucanos participaram de uma regata de abertura, que não é válida pelo campeonato, mas serve como treinamento visando a estreia oficial. 

Organizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Federação de Vela do Estado de São Paulo e YCSA, a Copa da Juventude movimenta velejadores de vários estados brasileiros. Estão previstas até duas regatas por dia para a Classe Ilca 6 durante cinco dias seguidos. 

A Copa da Juventude também faz parte da montagem da Seleção da Equipe de Vela Jovem para 2023. Além disso, a competição é classificatória para o Mundial da Juventude 2023.

Preparação

Este ano, a mesma flotilha realizou os preparativos para a Copa da Juventude disputando o Campeonato Brasileiro de Ilca 6, no Rio de Janeiro, de 10/01 a 15/01. Na ocasião, o técnico Carlito Moura disse que a equipe poderia correr o Brasileiro de Ilca 4, antigo 4.7 (laser com vela menor), mas a opção foi pelo Brasileiro de Ilca 6 visando a Copa da Juventude.