Disputa acirrada na Globe 40, que chega ao Recife ainda em janeiro

Foi dada a partida para a 6ª etapa da Globe 40 - etapa Ushuaia/Recife. A saída mais austral da história das corridas oceânicas, em 54° 48,8 de latitude sul, na Terra do Fogo da Patagônia argentina.  Depois de aproveitarem um lugar único, com mar e montanha misturados às portas da Antártica, os velejadores seguem no mar na travessia até o Recife, uma das últimas etapas da regata de volta ao mundo.  Serão 3.273 milhas em rota direta.  

Depois de ter percorrido 75% da distância total da prova, a classificação geral, apenas um ponto separa as 2 primeiras tripulações holandesas SEC HAYAI e as franco-japonesas MILAI Around The World. Os concorrentes terão assim 50 milhas a percorrer na prova no cenário montanhoso do Canal de Beagle antes de regressarem às águas abertas do Atlântico.  A previsão de chegada do primeiro dos cinco barcos ao Recife é para o dia 25 de janeiro, com o público podendo acompanhar toda a movimentação. 


TRAJETO

A Globe 40 é uma regata de volta ao mundo de barcos da Classe 40, que garantem disputas mais acirradas. Serão ao todo 30 mil milhas náuticas de travessia, durante nove meses e 140 dias no mar. A partida aconteceu em 26 de junho do ano passado, em Tânger, no Marrocos, com a chegada em Lorient (França) prevista para março de 2023.  No percurso, paradas programadas em Cabo Verde (África), Ilhas Maurício (Oceano Índico),  Auckland (Nova Zelândia), Papeete (Polinésia Francesa), Ushuaia (Patagônia), Recife (Brasil) e Granada (Caribe).

A Globe 40 é uma realização da empresa francesa Sirius Events, com suporte na organização da etapa de Recife da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), apoio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Recife Marina e Hotel Novotel Recife Marco Zero (inauguração este ano), TV Tribuna, All e Ibis Recife Boa Viagem (parceiros oficiais de hotelaria), com patrocínio da Prefeitura do Recife e Qair Brasil. 

Fotos: Globe 40/Instagram