Regata de volta ao mundo Globe 40: da Patagônia argentina para o Recife

Patagônia argentina e o Recife, o que essas duas regiões tão distantes têm em comum?  Na vela, tudo a ver.  Neste domingo (08/01), será dada a partida para a perna Ushuaia/Recife da Regata de volta ao mundo Globe 40 – La Grande Route.

Os velejadores vão partir de Ushuaia, na Patagônia argentina (extremo sul da América do Sul) com destino à capital pernambucana.  A previsão de chegada do primeiro dos cinco barcos ao Recife é para o dia 25 de janeiro. 

A Globe 40 é uma regata de volta ao mundo de barcos da Classe 40, que garantem disputas mais acirradas. Serão ao todo 30 mil milhas náuticas de travessia, durante nove meses e 140 dias no mar.


TRAVESSIA

A partida aconteceu em 26 de junho do ano passado, em Tânger, no Marrocos, com a chegada em Lorient (França) prevista para março de 2023. No percurso, paradas programadas em Cabo Verde (África), Ilhas Maurício (Oceano Índico),  Auckland (Nova Zelândia), Papeete (Polinésia Francesa), Ushuaia (Patagônia), Recife (Brasil) e Granada (Caribe).

A etapa Recife se encerra no dia 5 de fevereiro, com os barcos seguindo rumo a Granada, no Caribe. Será a sétima e última parada, antes da chegada final em Lorient, na França.

PROGRAMAÇÃO 

Também estão programadas várias atividades durante o período em que os competidores estiverem no Recife, como visita aos barcos, regata in-shore no Marco Zero e apresentações culturais. Também vão acontecer eventos fechados para convidados, patrocinadores e competidores.  

A Globe 40 é uma realização da empresa francesa Sirius Events, com suporte na organização da etapa de Recife da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), apoio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Recife Marina e Hotel Novotel Recife Marco Zero (inauguração este ano), TV Tribuna, All e Ibis Recife Boa Viagem (parceiros oficiais de hotelaria), com patrocínio da Prefeitura do Recife e Qair Brasil. 

Fotos: Jean Marie Liot / Globe 40