Flotilha pernambucana de Optimist conclui Semana de Vela de Buenos Aires

A flotilha pernambucana de Optimist disputou a Semana de Vela de Buenos Aires (SBA), na Argentina, de 07 a 10 de outubro (quatro dias seguidos de duração). Foram realizadas nove regatas no Yatch Club Argentino, com a presença de quatro atletas do Cabanga Iate Clube de Pernambuco: Catarina Gondim da Costa Pereira, Júlia da Fonte de Souza Leão, Júlia Lobo da Rosa Borges e Miguel Albuquerque de Almeida. Ao todo, uma das maiores competições de vela do mundo e importantes do calendário da vela na América do Sul reuniu 166 velejadores (as) da classe Optimist, uma das mais praticadas na vela mundial por ser uma categoria de introdução à modalidade. 

Catarina Gondim obteve o melhor desempenho entre os pernambucanos, sendo a 63º colocada na classificação geral e a 22ª no juvenil feminino. Miguel Albuquerque de Almeida foi o 7º na categoria infantil (Sub-12) e 66º colocado na classificação geral. Julia da Fonte ficou na 3ª colocação no infantil feminino e no 70º lugar geral, três degraus acima de Júlia Rosa Borges, que ocupou a 73º colocação no geral e a 27ª posição no juvenil feminino.

CONFIRA A SÚMULA (RESULTADO FINAL)Baixar

A competição foi de extrema importância para agregar mais experiência aos jovens velejadores (as), sobretudo porque o tempo na Argentina é bastante instável, fazendo com que os atletas passem a se acostumar com as condições adversas das águas argentinas durante as regatas. A Semana de Vela de Buenos Aires é considerada uma das mais niveladas do calendário de Optimist, com os (as) melhores atletas da América do Sul.

Classificação da flotilha de Pernambuco

Júlia da Fonte - 3º infantil feminino
Miguel Almeida - 7º infantil
Catarina Gondim - 22º juvenil feminino
Júlia Rosa Borges - 27º juvenil feminino