Flotilha pernambucana de Optimist em ação na Semana de Vela de Buenos Aires

Bons ventos! A flotilha pernambucana de Optimist vai participar da Semana de Vela de Buenos Aires (SBA), na Argentina, de 7 a 10 de outubro. Pernambuco embarca com quatro atletas, sendo três da categoria feminino — Catarina Gondim da Costa Pereira, Júlia da Fonte de Souza Leão e Júlia Lobo da Rosa Borges —, além de Miguel Albuquerque de Almeida. A equipe pernambucana segue para a capital argentina nesta quarta-feira (05/10). As regatas acontecem no Yatch Club Argentino. 

A Semana de Vela de Buenos Aires é considerada uma das maiores competições de vela do mundo e importantes do calendário da vela na América do Sul. O evento é tradição na modalidade. Em 28 anos, 13.467 veleiros marcaram presença na SBA, com cerca de 20.055 participantes ao longo de todas as edições. 

A Federação Pernambucana de Vela (FPVela) destaca que a competição é de extrema importância para agregar mais experiência aos jovens velejadores (as), já que o tempo na Argentina é sempre bastante instável, fazendo com que os atletas passem a se acostumar com as condições adversas das águas argentinas durante as regatas, marcadas provavelmente pelo frio e ventos fortes. 

A competição, uma das mais niveladas do calendário de Optimist, reúne os melhores atletas da América do Sul. A classe Optimist é uma das mais praticadas na vela mundial por ser uma categoria de introdução à modalidade. O barco de 2,34 metros é fácil de tocar e oferece segurança para a garotada de até 15 anos aprender as principais funções de um monotipo. Além de ser um barco de iniciação à vela e de excelente custo benefício, o formato impede velocidades elevadas, garantindo, assim, a segurança do Optimist.