10 atletas brasileiros participam de Mundial no Canadá

O Campeonato Mundial Olímpico começou a ser disputado em Nova Escócia, Canadá. A competição teve seu início na última quarta-feira (31/08) e se estende até o próximo dia 5 de setembro. Estão em disputa as classes 49erFX, Nacra 17 e 49er.  A província da Nova Escócia está localizada na costa atlântica do Canadá e a competição está sendo realizada na Baía de St. Margarets, que tem a tradição de ter ventos moderados e fortes. 

A equipe brasileira na 49er é formada por: Dante Bianchi (Iate Clube do Rio de Janeiro), Thomas Lowbeer (Iate Clube do Rio de Janeiro), Marco Grael (Rio Yacht Club ) e Gabriel Borges (Iate Clube do Rio de Janeiro). O bicampeão olímpico e dono de cinco medalhas, Torben Grael, é o técnico. 


Na 49erFX, o Brasil conta com: Martine Grael (Rio Yacht Club) e Kahena Kunze (Rio Yacht Club), medalhistas de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e de Tóquio-2020. Os treinadores são Martha Medeiros e Pepe Lis. 

Já na Nacra 17, nossos atletas são: Samuel Albrecht (Veleiros Do Sul), Gabriela Nicolino (Iate Clube do Rio de Janeiro), João Bulhões (CLUBE) e Marina Arndt (Yatch Club da Bahia). Os dois primeiros são treinados por Gustavo Thiesen, enquanto a outra dupla por Bernardo Arndt. 

MEDALHAS

Das três categorias, o Brasil só conquistou na história dos Mundiais medalhas na 49erFX. Todas com Martine Grael e Kahena Kunze. Ouro em 2014, prata em 2013/2015/2017 e 2019 e bronze em 2021.

Foto: Sailing Energy