Optimist

Síbolo da classe Optimist

Optimist é um veleiro, um pequeno barco monotipo de bolina, feito de fibra de vidro. O Optimist é recomendado para crianças de 7 a 15 anos, com no máximo 60 kg. Foi concebido por Clark Mills em 1947.

No início eram caixotes com velas improvisadas com que a garotada de Clearwater, Flórida disputava suas regatas, anualmente era realizado o "Derby dos Caixotes de Sabão". Os dirigentes do Clearwater Optimist Club em 1948 decidiram fazer algo mais parecido com um barco, daí saiu o atual modelo. Seu nome (Optimist significa Otimista em português)se deve ao uso do barco em reabilitação de crianças no instituto.

Em agosto de 1965 foi fundada a associação internacional da classe, a IODA (International Optimist Dinghy Association). 

Por ser seguro, bastante estável e barato, o Optimist é uma das classes mais difundidas do planeta. Atualmente várias empresas de fabrico de embarcações dedicaram-se também à produção de Optimists tais como a WINNER OPTIMIST OPTI-X; NAUTIVELA; BLUEMAGIC. E às suas velas: OLIMPICSAILS; PIRES DE LIMA; JSAILS; NORTHSAILS, etc.

Além de ser um barco de iniciação a vela por excelência para os jovens navegadores pelo fato do seu formato rectangular (caixa de sabão) e uma proa plano, o que impede velocidades elevadas, o Optimist é também característico com a sua vela aúrica e o seu pau que em diagonal prende a vela trapezoidal, a espicha também conhecida como pique.

Fonte: Wikipedia.

Flotilha de Optimist do Cabanga Iate Clube de Pernambuco
Capitã: Rosana Gondim de Oliveira (rogondimpe@hotmail.com)