ILCA (antigo Laser)

Síbolo da classe ILCA (antigo Laser)

O Ilca  é um barco a vela de classe olímpica, a mais popular do mundo, com mais de 210.000 barcos produzidos, cuja principal característica é a simplicidade e o baixo preço. Os barcos da classe Ilca são tripulados por um velejador. É um barco bastante veloz e pode planar em dias de vento forte.

O  Ilca tem um casco com 4.23 metros de comprimento total e 3.81 metros de comprimento na linha de água. Pesa 56.7 kg. De acordo com a área de vela, o Ilca é subdividido em três classes distintas:

  • Ilca 7 (olímpica masculina) - 7.06 m2 de área de vela e é desenhado para ser velejado por um velejador forte entre os 80KG e os 86KG
  • Ilca 6 (olímpica feminina) - área de vela menor com 5.76 m2; suplantou as embarcações tipo Europa para o evento feminino de vela nos Jogos Olímpicos.
  • Ilca 4 (transitória do Optimist para o Ilca 6 ou 7).

O Laser foi desenvolvido nos anos setenta pelos canadianos Bruce Kirby e Ian Bruce para ser uma embarcação fácil de transportar e fácil de pilotar por uma única pessoa. O protótipo original chamava-se Weekender. Mais tarde foi rebatizado como Laser e fez a sua primeira aparição oficial na mostra de barcos de Nova Iorque em 1971. O primeiro campeonato do mundo da classe realizou-se em 1974 nas Bermudas.

O Laser tornou-se classe olímpica nos Jogos de 1996 em Atlanta. O primeiro campeão olímpico foi o brasileiro Robert Scheidt. Nas primeiras três edições olímpicas. o Laser era uma classe aberta à participação masculina e feminina. Nos jogos de 2008 em Pequim os dois eventos foram separados, para homens e mulheres.

No dia 25 de abril de 2021, por decisão da Internacional Laser Class Association, o Laser passou a ser chamado de Ilca.

www.laser.org.br   

Fonte: Wikipedia.

Capitã da Flotilha de Vela Jovem do CICP: Patricia Maranhão (patricia@veredainc.com.br)