40ª Regata Atapuz/Recife é disputada neste domingo (17/11)

A Regata João Batista de Queiroz – Atapuz/Recife chega a sua 40ª edição da história! Ela sai tradicionalmente da praia de Atapuz, no município de Goiana (Zona da Mata Norte de Pernambuco) e vai até a altura do Marco Zero do Recife, no mesmo dia, como ponto de chegada (percurso total de 25 milhas náuticas). Este ano, a Atupuz/Recife acontece no próximo domingo (20/11), com a partida marcada para as 11h. 

RGS A, RGS B, MOCRA Regata, MOCRA Cruzeiro são as Classes em disputa na regata, que leva o nome do ex-sócio e velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, João Batista de Queiroz. O atual Fital Azul da Atapuz/Recife, além de pentacampeão (2017, 2018, 2019, 2020 e 2021), é o trimarã pernambucano Patoruzú, levando o último troféu com o tempo final do percurso de 4h41m55.

Premiação

Às vésperas da partida da Atapuz/Recife 2022, será entregue a premiação de 2021. Também no sábado (19/11), além dos prêmios, haverá um happy hour e um jantar de confraternização para os velejadores participantes. Vale destacar que a cerimônia de premiação dos vencedores sempre é realizada apenas no ano seguinte. Diferentemente dos modelos tradicionais, a prova ficou conhecida por só homenagear os campeões na edição subsequente. 

"O modelo diferente de premiação tem uma explicação. A intenção do idealizador da regata, João Batista de Queiroz, era sempre fazer com que os campeões de cada ano estivessem presentes na edição seguinte. Assim, além de receberem os prêmios, os vencedores da regata anterior consequentemente disputam a próxima prova", explica o Capitão da Flotilha Recifense de Veleiros de Oceano (Frevo), Álvaro da Fonte. 

Além de Álvaro da Fonte, Carlos Marrocos, mais conhecido como Bacs, João Eduardo e Theo Gouveia ficam à frente da 40ª Regata João Batista de Queiroz – Atapuz/Recife. 

PROGRAMAÇÃO

19/11 (sábado) - 19h

Jantar de confraternização em Atapuz e entrega da premiação da Regata de 2021

20/11 (domingo)

8h

Café da manhã

11h

Partida da regata