Porto do Recife receberá Navio-Patrulha “Grajaú" para visitação gratuita

O Navio-Patrulha “Grajaú” estará na Capital pernambucana! Ele ficará atracado no Terminal de Passageiros do Porto do Recife, com visitação aberta ao público nos dias 3, 4 e 7 de setembro, em dois turnos, 9h às 11h e 13h às 16h. A entrada será gratuita. A ação está sendo realizada pela Marinha em celebração ao bicentenário da Independência do Brasil, fazendo parte de uma série de atividades pelo país. 

Com 46 metros de extensão, o Navio-Patrulha “Grajaú" é considerado um dos mais versáteis da Marinha do Brasil. Ele é de Natal/RN e pertence ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste.

A embarcação tem duas metralhadoras de 20mm e um canhão de 40mm, sendo utilizada em operações de patrulhamento em águas territoriais e costeiras, ações de busca (missões de socorro e salvamento marítimo), combate ao tráfico de drogas, proteção de plataformas "offshore", contrabando, pesca ilegal e inspeção naval na área sob jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas).

Características técnicas

Comprimento: 46,50 m

Boca: 7,50 m

Calado: 2,29 m

Deslocamento: 217 t

Velocidade: 27 nós

Raio de ação a 12 nós: 2.200 milhas

1 (um) canhão de 40mm L/70

2 (duas) metralhadoras de 20mm


Foto: Marinha do Brasil