Pernambucana inicia disputa do Campeonato Europeu na Dinamarca

As velas vão ser içadas no Campeonato Europeu de Optimist em Sonderborg (Dinamarca). E a pernambucana Valentina Guimarães Roma está entre os mais de 200 velejadores inscritos na competição, organizada pelo Sonderborg Yacht Club.  Os primeiros treinos oficiais começam neste sábado (30/07) e o evento vai até o dia 6 de agosto. 

A delegação brasileira é formada por Valentina Guimarães Roma, Maria Brum, Felipe Vicente e Enzo Ricardi.  Trata-se de um campeonato muito importante, de excelente nível técnico e com 257 velejadores inscritos,  representando 43 países,  não necessariamente só europeus, como Brasil, Argentina, Austrália, Bahamas, Canadá, Estados Unidos, Hong Kong, Japão, Nova Zelândia, Israel, Oman e Tailândia.  


PREPARAÇÃO

A preparação de Valentina, 13 anos, foi dividida em duas etapas. Uma com treinos no Recife e outra em clínicas de Optimist no Rio de Janeiro, organizadas pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela). 

"A gente está treinando com Portugal, porque a gente está dividindo bote com eles", disse Valentina, que já encarou vendo fortes e mais moderados nesses últimos dias na Escandinávia.