Com curiosidade no nome e na premiação, Regata Atapuz/Recife chega a sua 39ª edi

Está chegando a 39ª Regata João Batista de Queiroz – Atapuz/Recife! A sua partida será no próximo domingo, 28/11, na praia de Atapuz, no município de Goiana (Mata Norte de Pernambuco), às 10h. Já a chegada do percurso (total de 25 milhas) acontecerá na altura do Marco Zero do Recife, no mesmo dia.

As classes que disputarão a tradicional regata XXXIX Atupuz/Recife serão as seguintes: RGS A, RGS B, MOCRA Regata, MOCRA Cruzeiro.


A curiosidade da Regata João Batista de Queiroz – Atapuz/Recife é que a premiação dos vencedores sempre é realizada apenas no ano seguinte. Diferentemente dos modelos tradicionais, a prova ficou conhecida por só homenagear os campeões na edição subsequente. Outro fato interessante é que a regata leva o nome do ex-sócio e velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco.

O modelo diferente de premiação tem uma explicação: a intenção do idealizador da regata, João Batista de Queiroz, era sempre fazer com que os campeões de cada ano estivessem presentes na edição seguinte. Assim, além de receberem os prêmios, os vencedores da regata anterior consequentemente disputam a próxima prova.

CAMPEÃO

O atual vencedor da Atapuz/Recife, além de tetracampeão (2017, 2018, 2019 e 2020), é a embarcação pernambucana Patoruzú, levando o Troféu Fita Azul com o tempo de 4h20m45 no ano de 2020. O veleiro também conquistou este ano o tricampeonato da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno).


PROGRAMAÇÃO

27/11 (sábado)

19h
Jantar de confraternização em Atapuz e premiação da Regata de 2020

28/11 (domingo)

7h30
Café da manhã

10h
Partida da regata